segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O PROJETO

PROJETO JUVENTUDE E BEBIDA: MISTURA SUICIDA

TEMA DO PROJETO
O ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA

Justificativa
- Resolvemos desenvolver esse projeto por causa do alto índice de alunos jovens e adolescentes da escola que ingerem bebida alcoólica.

Objetivo
O objetivo desse projeto é provocar uma reflexão e promover uma conscientização de jovens e adolescentes sobre os males do vício do alcoolismo, para tentar diminuir o uso de bebidas alcoólicas tão consumidas pela sociedade e tão prejudiciais aos usuários e aos seus familiares e próximos.

Conteúdos
Produção de textos, slides, depoimentos, levantamento de gráficos e dados estatísticos a partir de enquetes aplicadas, campanha nas ruas da cidade com entrega de panfletos educativos sobre os males do alcoolismo.
 
Disciplinas Envolvidas
- Língua Portuguesa (Produção de Textos, produção de slides e depoimentos);
- Sociologia (Análise de dados coletados nas enquetes/questionários);
- História (O alcoolismo através do tempo);
- Matemática (Elaboração de gráficos e dados estatísticos).
- Química (Análise do percentual de álcool permitido pelos bafômetros do DETRAN.

AS ETAPAS DO PROJETO

Inicialmente alguns professores perceberam a necessidade urgente de se conscientizar os alunos da escola sobre os danos psicológicos e físicos causados pela ingestão de bebida alcoólica. Essa urgência se deu após se perceber o grande número de alunos jovens e adolescentes que ingeriam bebida alcoólica nas festas e pontos de diversão da cidade, principalmente nos fins de semana.

A partir dessa alarmante constatação, a Profa. Maria José Nobre Almeida, de Língua Portuguesa, juntamente com os professores dos Labs. de Informática, Félix Mariano e Eronilson Martins, incentivaram-nos a desenvolver um projeto de conscientização com nossa Turma do 1º B - Manhã, por ser uma sala que apresentava alguns adolescentes que já ingeriam bebida alcoólica.

1. A Profa. Maria José, de Língua Portuguesa, fez toda a sensibilição para o problema através do texto "A História de Marcos", e depois fomos para o Laboratório de Informática para assistir a um documentário sobre a triste realidade do alcoolismo sobre as pessoas dependentes dele.

2. Depois foi feita a divisão da turma em nove equipes, para pesquisa, elaboração e apresentação de material (slides, vídeos, enquetes, gráficos) sobre o alcoolismo.

O tema para cada equipe foi:
1- O QUE É O ALCOOLISMO
2 - A HISTÓRIA DO ALCOOLISMO
3 - A DEPENDÊNCIA QUÍMICA DO ÁLCOOL
4 - O ALCOOLISMO E A VIOLÊNCIA
6 - O ALCOOLISMO E A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
7 - ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA
8 - ALCOOLISMO E SEXUALIDADE
9 - FORMAS DE TRATAMENTO PARA O VÍCIO DO ALCOOLISMO

3. Nós apresentamos os slides, vídeos e documentários nos Laboratórios de Informática para os próprios colegas e também para outras turmas da escola. Algumas equipes distribuíram cartões de mensagens ao final das apresentações, reforçando a necessidade de se evitar o primeiro gole de uma bebida alcoólica. Outras mensagens falavam da responsabilidade no trânsito, que não se deve dirigir quando alcoolizado.
Informamos que todos os slides que produzimos foram feitos no sistema Linux Educacional 2.4 e com os programas do pacote BrOffice.

4. Durante o andamento das atividades do projeto, outras Áreas de Conhecimento foram se incorporando. Então nós tivemos, dentro do projeto, aulas de
- HISTÓRIA (todo o histórico do alcoolismo desde o início da humanidade);
- SOCIOLOGIA (análise dos dados coletados nas enquetes aplicadas nas turmas da escola); - MATEMÁTICA (elaboração de gráficos e dados estatísticos dos questionários aplicados nas turmas da escola);
- QUÍMICA (análise do percentual de álcool permitido pelos bafômetros do DETRAN no Brasil).

5. Por último, nós confeccionamos panfletos sobre os problemas causados pelo alcoolismo, saímos da escola e fomos fazer um trabalho com a comunidade local, distribuindo panfletos no trânsito da cidade.

Recursos utilizados
Usamos Internet, câmera digital, livros, revistas, jornais, projetor multimídia, editores de textos, slides, vídeos, questionários e panfletos educativos.
 
Registro do processo
Todo o nosso trabalho está registrado em fotografias, depoimentos, slides e panfletos impressos.

Avaliação 
A Avaliação desse projeto é contínua, através da análise do material produzido (slides, textos, panfleto), pelos depoimentos dos colegas e dos adolescentes abordados, e o trabalho nas blitz educativas.

Referências Bibliográficas
- Sites Wikipédia, Thinkquest
- Livro MORADA NOVA EM REVISTA. Dílson Pontes Chagas.  ABC Editora, Fortaleza. 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário